Formula 1 2026: Tempo de Mudanças Não há equipes nem pilotos favoritos para o Mundial de F1 2026. As mudanças de regras adotadas para o campeonato tornam arriscados os prognósticos. Por isso mesmo o campeonato tem todos os ingredientes para empolgar o público mais uma vez.
novembro 6, 2026 12:00 PM - novembro 8, 2026 11:59 PM
Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Cidade Dutra, São Paulo - SP, 04792-100, São Paulo
Formula 1 2026: Tempo de Mudanças
Não há equipes nem pilotos favoritos para o Mundial de F1 2026. As mudanças de regras adotadas para o campeonato tornam arriscados os prognósticos. Por isso mesmo o campeonato tem todos os ingredientes para empolgar o público mais uma vez.
Para resumir, já que alguns detalhes ainda dependem dos testes e uma avaliação final, os carros serão ligeiramente menores, com uma aerodinâmica mais simples onde a facilidade de ultrapassagens, reduzindo o ‘ar sujo’, é um dos principais objetivos.
A temporada de mudanças envolve outros aspectos. Duas novas unidades de potência impulsionarão as equipes da Audi (a velha Sauber), Red Bull e Racing Bulls. A escuderia do brasileiro Gabriel Bortoleto e seu companheiro, Nico Hulkenberg, agora equipe oficial de fábrica, utilizará motores próprios da Audi no lugar dos motores Ferrari. No caso da Red Bull e Racing Bulls, será a vez dos motores Ford que voltarão à F1, substituindo os Honda, e cuja preparação ficará por conta da própria escuderia. Eficiência, resistência e confiabilidade só poderão ser conhecidas ao longo do campeonato. A Honda, por sua vez, continuará na F1, fornecendo unidades para a Aston Martin cujos carros estão sendo projetados pelo ‘mago’ Adrian Newey. Convém lembrar que os motores, a partir do ano que vem, utilizarão combustível de fontes renováveis e a divisão entre motor a combustão e os componentes elétricos ficará em meio a meio.
Outra novidade de peso: a 11ª equipe do grid será a Cadillac, de propriedade da General Motors. A dupla de pilotos será formada pelos veteranos (e experientes) Sergio Perez e Valtteri Bottas. Nos dois primeiros anos, a Cadillac utilizará motores Ferrari. A partir de 2028 correrá com uma unidade de potência própria.
Para o ano que vem não haverá grandes alterações na formação das equipes. McLaren, Ferrari, Mercedes, Aston Martin, Haas, Williams seguirão com as mesmas duplas de pilotos.
O campeonato continuará com 24 provas. A corrida de Ímola, o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, deixará o calendário. No lugar entrará o GP da Espanha no circuito de rua de Madri. A etapa de Barcelona passará a se chamar GP da Catalunha.